Dicas para se proteger de golpes nas Redes Sociais
Em um mundo hiperconectado as Redes Sociais passaram a desempenhar um papel importantíssimo na vida das pessoas, seja para postar seus momentos pessoais ou como ferramenta de business com modelos de negócios desenvolvidos exclusivamente para Facebook, Instagram e WhatsApp e exatamente por isso que essas plataformas são alvos cada vez mais recorrentes de ataques de hackers, com o intuito de clonar ou roubar a conta desses usuários.
Quem não conhece alguém que teve sua conta hackeada ou clonada? Por isso a melhor forma de se proteger é conhecer o funcionamento desses golpes.
Temos basicamentes dois tipos de ataques: O hacker clona uma conta existente fazendo pequenas alterações como adicionar símbolos que se confundem com o verdadeiro nome do usuário. Ex.: @meunome por @_meunome. O hacker rouba uma conta verdadeira e com o controle total dessa conta há utiliza para aplicar golpes. No Brasil só o WhatsApp, Youtube, Instagram, Facebook e TikTok somam mais de 16 milhões de usuários, números que crescem diariamente, o que também tem crescido diariamente é o número de vazamentos em massa de dados, golpes e fraudes na internet, por isso cada vez mais os usuários devem estar atentos ao compartilharem informações pessoais. A maior vulnerabilidade dos sistemas são os próprios usuários, pois a maioria dos ataques partem da ação “espontânea” do usuário: como clicar naquela promoção imperdível ou fornecer seus dados por meio de cadastros fraudulentos normalmente relacionados a alguma vantagens. Há ainda o perigo de conectar-se a redes abertas de internet comum em locais públicos como aeroportos ou restaurantes.
Como Proteger-se:
No facebook e Instagram a dica é: Ative a autenticação de dois fatores no facebook e após logado acesse o instagram que o login será reconhecido como válido, pois como o login já foi realizado de forma segura pelo facebook o instagram reconhecerá o acesso. Para ter acesso ao login de duas etapas no facebook é necessário instalar um aplicativo no celular que gera essas senhas temporárias de confirmação, os aplicativos mais comuns e testados por nós foram: Google Authenticator e o Microsoft Authenticator, ambos estão disponívies nas lojas de aplicativos de forma gratuita..
Como funciona?
1- Ative a autenticação em duas etapas no facebook(a plataforma sempre pergunta pra você fazer isso quando você abre o facebook pelo computador);
2- Após baixar, instalar, abrir e logar no aplicativo Authenticator de sua preferência toque na opção adicinar conta( no google é um sinal de + e no Microsoft toque nos três pontinhos e a opção aparecerá);
3- Toque na opção para ler o QR code que estará disponível no facebook para que possa autorizar a configuração da conta. Após ler o QR Code a conta será configurada;
4- Após isso, é só tocar na conta cadastrada e visualizar os códigos de 6 digitos e digitar quando eles forem pedidos pelo facebook. A ordem dos acontecimentos é a seguinte: quando for logar no facebook ele pedirá normalmente o usuário e a senha, após a primeira confirmação o facebook pedirá a segunda confirmação(etapa) e será a hora de digitar os 6 digitos que estarão no aplicativo. Uma coisa importante, os números mudam em menos de um minuto do forma aleatória, então faça de forma sincronizada dentro do tempo.
No WhatsApp uma forma de se proteger é ativar nas configurações do App a “verificação em duas etapas” utilizando uma senha para impedir o acesso por meio do número do celular. Também ficar atento a mensagens ou links suspeitos normalmente enviados em forma de promoção ou solicitação de envio de senha. É comum os hackers se passarem por instituições como bancos ou operadoras de telefonia informando possíveis problemas nos seus serviços e solicitando ao usuário dados pessoais. Suspeite de vantagens excessivas ou de venda de produtos com o preço muito abaixo do valor de mercado e sempre, “SEMPRE” busque informações sobre quem oferece o serviço ou produto. Afinal de contas “Cautela e canja de galinha nunca fizeram mal a ninguém”.
Às 05 redes sociais mais usadas no Brasil em 2022 são: 1. WhatsApp (165 mi) 2. YouTube (138 mi) 3. Instagram (122 mi) 4. Facebook (116 mi) 5. TikTok (73,5 mi). (fonte: :https://resultadosdigitais.com.br/marketing/redes-sociais-mais-usadas-no-brasil/) SE VOCÊ NÃO SABE O QUE É CONFIGURAÇÃO EM DUAS ETAPAS OU QUER ATIVAR NO WHATSAPP TEMOS DOIS POSTS PARA VOCÊ. ACESSE:
O que é autenticação de dois fatores (2FA)?
Segurança Extra para WhatsApp
Comentar com o Facebook
Os comentários são de inteira responsabilidade de seus criadores e não expressam a opinião do blog.