Jogos Digitais na Educação

    Antes de entrarmos diretamente no asssunto precisamos entender o que é GAME E GAMIFICAÇÃO.Todas as pessoas algum dia já jogaram vídeo game ou já viram alguém jogar e sabem básicamente o que é um jogo.
GAME: é todo conjuto de regras, desafios, fases, pontuação, premiação que são disponibilizados de forma digital ou não para que o indivíduo execute suas habilidades e desenvolva suas estratégias para vencer.
 GAMIFICAÇÃO: É um termo criado pela indústria para nomear as aplicações web, ela se apropia de elementos dos jogos para usar de acordo com seus objetivos que não são necessariamente jogos, despertando a motivação típicas de jogos e o comprometimento do indivíduo. Dessa forma a gamificação vai elém dos jogos como conhecemos, pois seu uso abrange qualquer área de estudos e pesquisas desde que usadas de forma séria ou melhor, chamamos de SERIOUS GAMES. Você já ouviu falar de Serious Games? Não! Então saiba o que significa esse conceito abaixo.
SERIOUS GAMES: Embora o objetivo se assemelhe ao da gamificação, não são sinônimos. Os serious games (ou jogos sérios) são pensados por instituições (também educacionais) cujas propostas são a promoção de causas específicas ou a transmissão de determinado conteúdo que, sem os jogos, apresentariam maior dificuldade (ou menor engajamento) para os indivíduos que se pretende atingir. Ou, nas palavras de Michel (2014), que pesquisa o assunto há muito tempo, o jogo sério é criado desde o início com um propósito, um objetivo pedagógico ou profissional, sendo útil em três situações: a) quando se quer transmitir uma mensagem complicada; b) quando a mensagem é muito enfadonha; c) quando a mensagem é excessivamente simples e não se quer perder tempo com ela. Os serious games permitem simular situações de risco, como condutas médicas, manutenção de equipamentos pesados e decisões em processos industriais que seriam perigosas se praticadas no ambiente de trabalho. Games simulam processos reais, mas não ficam presos à realidade, podendo utilizar recursos como humor, exagero, repetição e escala para ressaltar o foco de aprendizado. Isso explica por que se busca o uso de jogos: eles ajudam na concentração, estimulam a criatividade e o imaginário, propiciam a interação social, despertam o prazer e a curiosidade, promovem o desenvolvimento cognitivo, são capazes de fazer refletir em situações-problemas, além de outras competências. 
   Como vimos os jogos podem auxiliar na educação de alunos desde que sejam utilizados dentro de um contexto onde o foco não seja o entretenimento apenas mas ampliar o connhecimento dos alunos onde apenas as letras e imagens não são capazes de materializar o que o professor quer passar em sala de aula.

FONTE: Estudos na Disciplina Publicidade e Multimeios no Curso de Jogos Digitais da FASE.

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