Realidade Virtual e Realidade Aumentada: O futuro das Escolas

    Já imaginou seu filho estudando em uma escola  e tendo a experência mostrada na imagem deste post? Estudando sobre os astros vendo e interagindo com o sistema solar? Com certeza absoluta que seu filho ou qualquer outro aluno estariam bastantes atentos e intessados em saber como é composto o sistema solar e outras coisas mais.
Infelizmente, esse é um futuro distante nos dias atuais, porém, na minha opinião,  inevitável para a continuidade do ensino nas escolas e universidades. Aliás já existem vários aplicativos e softwares que propiciam essa experência através da Realidade Aumenta e da Realidade Virtual(quer saber mais sobre esse tema temos uma publicação em nosso blog). 
A escola tem se apresentado como um dos últimos lugares aonde as tecnologias digitais estão chegando e sendo aproveitadas, de fato, como uma nova forma de aprender. Por isso, é importante estar atento ao fato de as realidades virtual e aumentada estarem cada vez mais presentes em nossa sociedade. Isso porque a realidade aumentada (RA) e a realidade virtual (RV) foram percebidas pelasinstituições (não escolares) como fatores propulsores de: a) apropriações cognitivas; b) conhecimentos interdisciplinares; c) motivação na aprendizagem. Entenderam que: Na realidade aumentada, temos objetos virtuais inseridos em um mundo real e, por isso, uma interatividade! Na realidade virtual, temos uma imersão em um mundo virtual e, portanto, uma imersividade.
Pontuo que a falta de investimento em tecnologia nas escolas, universidades e a não capacitação dos professores são os principais fatores que dificultam a utilização dessas tecnologias na esola. O caminho está posto, falta uma estrada pavimentada para que se chegue na excelência do ensino.   
                 
FONTE: Estudos na Disciplina Publicidade e Multimeios no Curso de Jogos Digitais da FASE.

Comentar com o Facebook

Os comentários são de inteira responsabilidade de seus criadores e não expressam a opinião do blog.